10 dicas para começar a se exercitar

Capa-Blog-LivMais

1° Não dispense o aquecimento:
O aquecimento e o alongamento são fundamentais, principalmente em dias muito frios, eles mantém a segurança durante a prática de qualquer atividade física.

2° Seja constante:
Não é preciso exagerar; comece com algo leve. Se você não conseguir correr, por exemplo, caminhe por meia hora, mas faça isso vários dias na semana. Se você conseguir manter essa constância, a atividade tem muito mais chance de se transformar em um hábito saudável.

3° Sessões de treinamento:
Se forem muito difíceis ou com frequência muito alta podem causar lesões, como fraturas de estresse, rigidez articular ou músculos, tendões e ligamentos inflamados. O ideal é ir aumentando o ritmo gradativamente.

4° Estabeleça METAS:
Não queira correr uma prova de 10 quilômetros em 15 dias se você nunca correu na vida. Estabeleça pequenas metas semanais ou diárias para se manter sempre motivado e feliz com o seu progresso. Lembre-se de estabelecer algo que seja desafiante, mas realista. Definir metas impossíveis só vai acabar com a sua motivação e irá aumentar as suas chances de abandonar os exercícios físicos.

5° Se você ficar afastado dos treinamentos:
Um dos maiores erros é ficar 1 ou 2 semanas afastado dos exercícios e voltar com a mesma intensidade que parou. Se você estiver fazendo o treinamento de força, por exemplo, levantar pesos mais leves ou fazer menos repetições ou séries já pode ajudar ao seu organismo a não sobrecarregar.

6° Beba água!
A hidratação também é fundamental durante a prática de atividade física. Quando estamos fazendo exercícios, nosso corpo perde uma quantidade significativa de fluidos por meio do suor, por isso lembre-se de beber água antes, durante e depois da atividade para repor essa perda. Manter o corpo sempre hidratado garante o desempenho das funções vitais do organismo.

7° Use roupas adequadas:
Escolha roupas e sapatos projetados para o seu tipo de exercício. Substitua os tênis a cada seis meses, geralmente o amortecimento se desgasta.

8° Para o treinamento de força:
Inicialmente use pouca ou nenhuma carga. Dedique-se a aprender a fazer os movimentos corretos. Não sacrifique a boa execução em troca de alguns quilos levantados a mais.

9° Fuja da alta intensidade em ambientes com climas quentes e úmidos.
Isso pode levar a um processo grave de desidratação. A temperatura limite de conforto é de 25°, depois disso a intensidade deve cair para evitar problemas. Atenção aos sinais de superaquecimento, tais como; dor de cabeça, tonturas, náuseas, desmaios, cólicas, ou palpitações.

10° Dias muito frios trazem problemas.
Realizar atividades em ambientes muito frios pode provocar uma sobrecarga cardíaca. Como as extremidades ficam contraídas devido ao frio, o coração passa a ser mais exigido, sendo assim a pressão sanguínea sobe e as chances de problemas cardiovasculares aumentam em aproximadamente 30%.

0 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *