20 alongamentos simples que vão transformar seu corpo

alongamento capa

Artigo da consultora Liv+ _ Priscylla Alburquerque

Por que se alongar?

Os alongamentos melhoram a mobilidade das articulações, aumentam a flexibilidade do corpo, aliviam tensões, previnem lesões e ajudam no relaxamento corporal. Quanta vantagens não acham?! E ainda tem mais é muito rápido de fazer, apenas vai custar alguns minutos do seu dia que vão se transformar em  grandes beneficio para o resto da sua vida.

Dicas importantes:

  • Todos os alongamentos têm duração de 30 segundos cada e devem ser realizados em ambos os lados.
  • Respeite seus limites.
  • Respire corretamente durante a execução dos movimentos, isso aumenta oxigenação do corpo e promove a sensação de relaxamento. Mantenha-se com respiração confortável, sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
  • Roupas leves e confortáveis vão facilitar seus movimentos
  • Os alongamentos podem ser realizados ao acordar, antes da prática de atividades físicas e antes de dormir.

Vamos começar…

1 – Com as mãos entrelaçadas, estique os braços seguindo a linha do tronco, espreguiçando e alongando todo o corpo, inspirando pelo nariz, expirando pela boca lentamente.

2 – Deitado, puxe uma das pernas, flexionando-a, alongando a região lombar e glúteos.

3 – Deitado, abrace os dois joelhos e mantenha, alongando a coluna lombar.

4 – Deitado, abrace os dois joelhos, gire o tronco, deixando as pernas caírem para um dos lados, vire a cabeça para o lado oposto.

alongamento 1

 

5 – Deitado, cruze uma das pernas, apoiando o tornozelo sob o joelho oposto. Com as duas mãos, abrace a coxa do lado apoiado no chão e puxe em direção ao tronco, alongando a região dos glúteos.

6 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, estique um dos braços para o lado oposto, alongue-o com a ajuda do outro braço.

7 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, flexione um dos braços para trás da cabeça, com a outra mão, puxe levemente para o outro lado.

8 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, entrelace os dedos e leve para trás, na direção das costas, alongando os braços.

alongamento 2

 

9 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, estique um dos braços para frente, flexione o punho deixando o dorso da mão voltado para cima, com a outra mão, segure todos os dedos e puxe levando os dedos na direção do antebraço.

10 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, estique um dos braços para frente, flexione o punho deixando a palma da mão voltada para cima, com a outra mão, segure todos os dedos e puxe levando os dedos na direção do antebraço.

11 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, com os ombros relaxados, incline a cabeça lateralmente e puxe com mão do mesmo lado. Se estiver alongando pouco, faça uma força com o ombro contra lateral para baixo.

12 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, com os ombros relaxados, gire a cabeça lateralmente, e com a mão puxe a cabeça, levando o queixo em direção ao ombro. Mantenha por 30 segundos. Repita para o outro lado.

alongamento 3

 

13 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, incline a cabeça para trás, deixe a boca fechada e o pescoço esticado.

14 – Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, incline a cabeça para frente, coloque as mãos sobre a nuca e pressione a cabeça para baixo.

15 – Sentado, com as pernas estendidas, coluna reta, flexione as pernas, juntando os pés. Faça força com as pernas para baixo em direção ao chão, sentindo alongar a parte interna das coxas.

16 – Sentado, com as pernas estendidas, coluna reta, flexione as pernas, juntando os pés, segure os pés com as mãos e flexione o tronco para frente, alongando a coluna.

alongamento 4

 

17 – Sentado, com as pernas estendidas, coluna reta, mantenha uma perna estendida e a outra flexionada. Com o braço contrário a perna flexionada, realize uma rotação de tronco, olhando para trás, alongando a coluna e o quadril.

18 – De joelhos, sente sobre os calcanhares e leve os braços a frente do corpo tocando o chão.

19 – Em pé, pernas estendidas, leve o tronco à frente mantendo as pernas estendidas, apoie as palmas das mãos no chão.

20 – Em pé, pernas estendidas, incline o tronco à frente sem dobrar os joelhos.

alongamento 5

Tente fazer isso como um habito e logo logo vai sentir as transformações no seu corpo.

Boa prática!!!

Artigo escrito pela consultora Liv+_  Dr° Priiscylla Alburquerque / Fisioterapeuta /  Especialista em Pilates e RPG. 

Tem dúvidas ou quer mais dicas?

Mande um e- mail para: porvoce@livmais.com 

Temos o prazer em poder ajudar! Até mais…

Tenha uma vida melhor!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog e dicas incríveis sobre qualidade de vida!>

4 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *