Café da Manhã Saudável

06.08 capa blog cafe da manha

café da manhã é a refeição fundamental para começar as atividades diárias com disposição e vigor. E desprezá-la, além de ser prejudicial à saúde, também pode contribuir para o ganho de peso.

Essa primeira refeição, deve ser composta, principalmente, por carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. O costume que muitas pessoas têm de sair de casa logo cedo com o estômago vazio se dá por uma falsa ideia de que, enquanto dormimos, não temos gastos energéticos. Durante o sono, o organismo continua usando energia para manter funções suas básicas, como a circulação, os batimentos cardíacos e a respiração. Nessas horas de repouso somos sustentados por reservas corporais de nutrientes [armazenados nas refeições anteriores].

Para ter ideia, consumimos, a cada hora de sono, cerca de 50 calorias. Então de manhã, a pessoa fica praticamente sem combustível para realizar tarefas básicas, como trabalhar ou estudar. O desempenho cognitivo, por exemplo, fica mais lento. O café matinal também serve para evitar que se coma em excesso ao longo do dia.

Essa refeição pode ser essencial para evitar os ‘beliscos’ no meio da tarde. Isso acontece porque algumas pessoas, quando ficam sem comer até às 9h da manhã, têm maior liberação do hormônio que estimula a fome.

Confira algumas sugestões de alimentos que podem ser consumidos:

Pão integral: Fonte de fibras, o pão integral fornece carboidratos complexos que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. Ainda tem vitaminas e minerais.

Frutas: Nem é preciso dizer todos os benefícios das frutas, não é mesmo? Ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, elas são essenciais para uma dieta saudável. Vale consumir uma mistura de frutas com iogurte, chia ou granola, ou ainda preparar um suco ou vitamina com as preferidas.

Leite: Uma das principais fontes de cálcio, o leite é um poderoso aliado para o desenvolvimento ósseo e para prevenir doenças como a osteoporose. Os veganos podem ingerir leites vegetais, que também são livres de colesterol e lactose.

Queijo: Há quem não resista a um pedaço de queijo,  puro ou no pão. De fato, é um bom alimento para ser consumido, pois é fonte de proteínas. Escolha, no entanto, os queijos brancos, como minas, ricota e cottage, que contêm menos gordura do que os amarelos.

Cereais: Quando se fala em cereais, são diversas as opções para você escolher, como a chia, a granola e a linhaça. Esses são alimentos que devem fazer parte da sua rotina, por serem ricos em fibras, vitaminas, ácidos graxos e nutrientes. Saiba que consumir esses alimentos é mais fácil do que parece: acompanhados de frutas e iogurtes ou no preparo de vitaminas, tortas e bolos.

Ovo: Quente ou mexido, o ovo é um ótimo alimento para fazer parte do café da manhã. É rico em proteínas e contém 13 nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Café: A bebida é verdadeira paixão nacional e, sem dúvidas, é um dos melhores acompanhantes no início do dia. Afinal, a cafeína dá disposição, energia e concentração. O grão ainda tem antioxidantes, que protegem nossas células. Mas, atenção: evite acrescentar açúcar.

Aveia: Uma porção de aveia, leite e mel não é apenas saborosa. A combinação confere saciedade, ajuda no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol no sangue.

Iogurte grego: O leite e seus derivados são fonte de cálcio e proteína. E uma forma de variar o consumo é escolher o iogurte grego, que é mais cremoso e pode ser acompanhado de frutas e cereais.

Germe de trigo: O germe de trigo é o embrião do grão de trigo. É a parte mais nobre do cereal, pois concentra a maior parte dos nutrientes. Versátil e de sabor suave, pode ser colocado em vitaminas e sucos sem alterar o sabor das receitas.

Tahine: Iguaria árabe supernutritivafeita a partir de sementes de gergelim descascadas, tostadas e moídas. Esse processo resulta em uma pasta que é ótima substituta da manteiga e pode ser consumida com pães, biscoitos e torradas.

Chá verde: É uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo. O chá ainda é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal.

Geleia: Um bom acompanhamento para torradas, biscoitos e panquecas. É uma forma de preservar e consumir frutas o ano todo. Vale fazer uma geleia com frutas vermelhas, conhecidas como berries, que são ricas em antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Fonte: Jasmine Alimentos

Gostou? Curta e Compartilhe com seus amigos!

Deixe sua sugestão pra gente! ❤

1 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *