Dor na Nuca

23.10 Dor na nuca BLOG

Artigo da Consultora Priscylla Albuquerque

Quem nunca sentiu aquela dorzinha na nuca?

A Dor na nuca pode ter várias causas, sendo que as mais comuns são tensão muscular e pressão alta (hipertensão arterial). Pode também ser um sintoma de doença neurológica, como a meningite, mas nesse caso, geralmente aparece acompanhada de outros sinais e sintomas como enjoos, vômitos e febre.

A tensão muscular resulta de vários fatores como má postura, contração muscular por estresse ou esforços físicos. Nesse caso, a dor pode irradiar para outras regiões do corpo como a cabeça, ombros e braços. O seu tratamento baseia-se na correção da postura, na realização de exercícios físicos adequados ao problema, redução do estresse e uso de analgésicos e relaxantes musculares.

Outra causa para a dor na nuca é a elevação repentina da pressão arterial (hipertensão arterial sistêmica). Porém, a maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma, porque à medida que os níveis de pressão sobem, no decorrer do tempo, o organismo tende à adaptar-se à essa situação, levando à alterações no funcionamento de vários órgãos, mas sem causar dor ou outras queixas.

A hipertensão arterial não tem cura mas tem tratamento, que deve ser feito sem interrupções e durante a vida toda, de forma a evitar complicações cardiovasculares e renais

TRATAMENTO DA DOR NA NUCA

O tratamento da dor cervical depende do seu diagnóstico, raramente é cirúrgica, medicamentos diversos podem ser utilizados, assim como medidas físicas (fisioterapia, RPG), acupuntura.

Por isso, pensamos em ajudá-lo criando uma série de exercícios. Confira!

1- Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta,com os ombros relaxados, incline a cabeça lateralmente e puxe com mão do mesmo lado. Se estiver alongando pouco, faça uma força com o ombro contra lateral para baixo. Mantenha por 30 segundos e retorne à posição inicial. Repita para o outro lado.

 

2- Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta,com os ombros relaxados, gire a cabeça lateralmente, e com a mão puxe a cabeça, levando o queixo em direção ao ombro. Mantenha por 30 segundos. Repita para o outro lado.

 

3- Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, incline a cabeça para trás, deixe a boca fechada e o pescoço esticado. Mantenha por 30 segundos e retorne à posição inicial.

 

4- Sentado, com as pernas cruzadas, coluna reta, incline a cabeça para frente, coloque as mãos sobre a nuca e pressione a cabeça para baixo. Mantenha por 30 segundos e retorne à posição inicial.

 

Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos!

Deixe sua sugestão pra gente. ❤

0 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *