Farinhas Sem Glúten

Capa-Blog-LivMais

Pessoas com doença celíaca ou que optaram por retirar o glúten da dieta conhecem bem as dificuldades de adaptar receitas tradicionais. Para substituir a farinha de trigo é preciso usar outros tipos de farinha sem glúten, que devem combinar entre si para chegar a uma textura agradável ao paladar. Não é uma tarefa tão simples, pois cada farinha deve ser utilizada em proporções adequadas de acordo com a receita.

Tipos de farinha:
Existem vários tipos de farinhas que podem ser classificadas em:

• Farinha integral: farinha de arroz integral, farinha de coco, farinha de sorgo, farinha de trigo sarraceno, farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de milho e farinha de aveia (sem glúten).

• Amidos: polvilho doce e azedo, amido de milho, fécula de batata e araruta.

• Farinha de oleaginosas e sementes: farinha de amêndoa, farinha de castanha-do-Pará, farinha de amaranto e farinha de gergelim.

• Outras farinhas: farinha de grão-de-bico, farinha de berinjela, farinha de banana verde, farinha de beterraba, farinha de soja e psyllium.

Além das farinhas sem glúten, é necessário o uso de gomas para dar elasticidade à massa. A goma xantana e a goma guar são as mais utilizadas para substituir o papel do glúten, evitam que a massa fique esfarelenta.

Que tal utilizar farinha de Arroz? Essa farinha é a mais utilizada no lugar de farinha de trigo, principalmente pelo fato dela ser branca e sabor suave. Para que a massa fique com elasticidade e viscosidade, é necessário adicionar alguns ingredientes. De maneira geral, pode-se usar a seguinte proporção para 1 xícara de farinha de trigo:

• ½ xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de polvilho doce e ½ colher de sopa de goma xantana.

A farinha de arroz, em especial a integral, é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Possui textura levemente granulada e é mais pesada do que a farinha de arroz branca. A fécula de batata apresenta textura parecida com a do amido de milho e é indicada para proporcionar leveza à massa sem glúten. Já o polvilho doce ajuda a dar.

0 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *