Homem moderno e sua barba

n&v_16

Quem disse que homem vive só de futebol, videogame, UFC e sexo ?

O que era tendência hoje vemos na prática o quanto eles representam  no mercado de beleza . De uma forma reprimida por não ter um espaço somente masculino onde possam ficar á vontade e  com todas as coisas que eles cultuam, um novo nicho de negócio  virou realidade e hoje é responsável por 30% do crescimento no mercado de beleza com serviços especializados , salões para homens e spa .

E a barba ?

Símbolo máximo da masculinidade, a barba volta à cena como protagonista e tendência para a moda e estilo de vida . Desde que o mundo é mundo, homem e  barba confundem-se. Há 30 mil anos, os machos da espécie homo sapiens descobriram que podiam cortar a barba com lascas de pedra e olha aí a vaidade começando , hoje deu nisso a barba virou moda .

No Egito antigo, os homens mais poderosos cultivavam a barba para mostrar superioridade.

Enquanto isso, na idade média enquanto a barba significava nobreza entre os homens para  os representantes da igreja católica, a falta da barba significava celibato. Sem barba , sem sexo!

Fotografia_ Babi Medeiros

Na civilização Romana,  a barba era símbolo de transição da puberdade para a fase adulta . Os meninos raspavam os pelos e ofereciam para os Deuses.

No século XVI, foi inventada a loção pós barba. Os piratas misturavam Rum e Bay(folha de louro) para passar na barba para atracar os barcos em um porto ou outro com a cara cheirosa .  Além disso, o Rum é cicatrizante e o louro exala cheiro , então era a combinação perfeita para fechar os poros, absorver a oleosidade e revitalizar a pele.

No século XIX , Charles Darwin, pai da teoria da evolução e proprietário de uma barba de respeito , acreditava que ela funcionava como um importante indicador de maturidade sexual.

Se você acha que o Brasil tem a maior taxa de imposto do mundo , imagina o que os cidadãos Ingleses pensavam em 1535 quando o Rei Britânico Henrique VIII criou uma “taxa para barbas” que variava de acordo com a condição social do indivíduo .Tempos depois sua filha Elizabeth I recriou o imposto que desta vez todos os barbados que cultivassem a barba por mais de 2 semanas de crescimento precisavam prestar contas com a Coroa.

familia_logo2

Fotografia_ Babi Medeiros

Muito doido isso, não acham?

Já levando a barba para a ficção científica e tecnologia, temos o bigodudo mais famoso dos videogames , o Encanador Mário que inclusive o seu bigode foi criado para destacar mais o seu super nariz.  Uma versão dos vingadores barbados criada pela Marvel , o personagem “Evel Spock” com seu cavanhaque malígno em Star Treck. Lendas das lutas armadas da TV , Hulk Hogan com seu “El Bigodon” e por fim e muito importante temos A SUPER barba de Gandalf , lendário personagem de Senhor dos Anéis.

Cara,  os barbados nos tempos mais recentes já foram taxados como sujos, pessoas de classe inferior ou mais idosos, mas o fato é que hoje tudo mudou e agora o mundo dos barbados é o que há de mais moderno .

Quebrando preconceitos e paradigmas , o homem barbudo hoje é sinônimo de estilo e saúde.

nv_logo1

Fotografia_ Babi Medeiros

Então, para preservar esse símbolo de masculinidade e estilo, estamos aqui pra te dar aquela “força ” para caprichar na manutenção da sua barba .

Primeiro de tudo, barba suja não rola!

Ainda que a maioria dos machos tenham   hormônios suficientes para  cultivar a barba mais famosa do momento , a barba Lenhador,  outros com menos facilidade, pois tem homens que não têm pelos suficiente, outros com alergia e outros com muita preguiça mesmo de raspar dia a após dia.

Então, vamos às dicas :

1 . Dê mais tempo para a sua barba.

Os pelos faciais são mais crespos e por isso a tendência é ficarem mais oleosos , então capriche na lavagem diária. Os produtos podem variar de shampoos específicos para barbas(têm vários nas farmácias) ou até mesmo o próprio shampoo do seu cabelo mesmo. Atenção shampoo masculino é importante. Se for usar condicionador , use bem pouco para não deixar o pelo oleoso ou cremes especiais para barbas . Exitem produtos até que ajudam a colorir a barba, escurecer por exemplo.

Fotografia_ Babi Medeiros

2 . Cuidado com as espinhas.

Se você é daqueles que têm muitas espinhas, sinto te informar mas não vai rolar deixar criar uma” barbona ” no seu rosto. As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa e além disso podem causar algum tipo de alergia e acidente na hora de cuidar da barba. Você pode se ferir e até mesmo criar um tipo de infecção. Nestes casos , você pode optar pelo bigode que é uma versão da barba menor e mais simples de cuidar, além de não irritar mais a sua pele.

Não deixe o bigode cair na boca jamais, apare sempre independente do tamanho e estilo que queira cultuar.

3 . Hidratação é fundamental 

Água e um creme para pentear a barba .

4 . Os produtos e seus significados

Shampoo para barba: limpa e hidrata a barba e a pele embaixo dela;

Balm de barba: para cuidar da barba que ainda está crescendo, tirando coceiras e irritações;

Óleo de barba: quanto maior a barba, mais difícil vai ficando a hidratação natural nas pontas dos pelos. Esse tipo de produto deixa a hidratação mais homogênea e a barba mais macia;

Cera de bigode: porque não temos pelos só no queixo, esse tipo de produto serve também para domar a bigodeira entre o nariz e a boca;

Loção pós-barba: ajuda a fechar os poros, revitalizar a pele e absorver a oleosidade;

Creme de barbear: hidrata, refresca, lubrifica e protege a pele .

Fotografia_ Babi Medeiros

5 . Aparar os pelos

Aparar regularmente o pelo e não cair na furada de pensar que ter barba é só deixar os pelos crescerem no rosto. Procurar a  ajuda de um barbeiro é bem legal  porque eles sabem a técnica correta para modelar a sua barba de  acordo com o visagismo do seu rosto. Criar harmonia no seu visual é fundamental .

6  .  Escolha o desenho certo

Por mais que você não seja um total metro sexual , é preciso definir onde a sua barba começa e onde ela termina. Não é legal por exemplo, deixar a barba emendar com os pelos do peito e nem da bochecha com a sobrancelhas. Exageros À parte, é verdade que precisa se preocupar com seu desenho porque é ele que vai trazer harmonia e aspecto saudável e estiloso para o seu visual.

Então, simplesmente não deixe a barba crescer sem destino , não é todo  mundo que pode usar uma aparência mais desleixada.

Fotografia_ Babi Medeiros

Enfim, o fato é que se você se encaixa no “mundo dos barbados” saiba que está no caminho certo e que provavelmente o seu “visu” estará causando nas ruas porque como já dissemos anteriormente,a barba é uma tendência dos homens modernos e estar na moda também faz parte do seu bem estar.

Artigo escrito pela Consultoria Liv+_ Aline Brito 

Créditos à fotógrafa  Babi Medeiros 

Tem dúvidas ou quer mais dicas?

Mande um e- mail para: porvoce@livmais.com 

Temos o prazer em poder ajudar! Até mais…

Tenha uma vida melhor!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog e dicas incríveis sobre qualidade de vida!>

6 eu gosto disso
0 Eu não gosto disto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *